17.11.08

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Tavinhu assistindo sentado

Esse é daqueles documentários na concepção da palavra. Sem qualquer parte ficcional – tirando algumas cenas q nem colocaria como reconstituições, mas sim q servem apenas pra ilustrar alguns fatos – é daqueles filmes que tem que ser assistido por quem gosta do gênero.

Mas se houver alguma dúvida se vale a pena ir ao cinema pra esse tipo de filme, não deixe de assistir Procedimento Operacional Padrão. Só o fato de ser feito em cima de uma história recente (as fotos tiradas pro soldados americanos em Abu Ghraib) já é um bom motivo para a ida ao cinema, ainda mais se associarmos ao fato do documentário ter entrevistado quase todos os principais envolvidos no escândalo.

Porém o grande trunfo do documentário de Errol Morris é colocar uma nova questão sobre uma história que a época foi bastante debatida. Ao perceber que os tais atos mostrados pela imprensa na verdade faziam parte do cotidiano das forças armadas americanas o filme passa a discutir se os verdadeiros culpados pelos procedimentos utilizados na prisão no Iraque foram os que acabaram condenados.

O único se não do filme fica por conta da aparição exagerada das câmeras usadas para tirar as tais fotos, que dá uma impressão de algo de merchandising que não era necessária. De qualquer forma é certamente uma boa oportunidade para você rever tudo que pensou a época, mudando algumas opiniões e reafirmando outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário