22.1.12

Um conto chinês

Tavinhu aplaudiu sentado

Estar numa cidade menor como Vila Velha pode trazer grandes surpresas. No Rio, com a quantidade de filme que chega, eu já não conseguiria mais assistir “Um conto chinês” no cinema. Pois bem, ontem depois da praia fui ao cinema assistir.

E que delícia de filme. Uma comédia, mas não daquelas bobalhonas, com uma pitada forte de drama, sem qualquer tipo de choradeira. Um enredo simples, baseado (acreditem) numa estória real de uma vaca que caiu de um avião em cima de um barco pesqueiro. Mas, o principal do filme, na verdade, é falar da solidão, de amizades puras e verdadeiras e até mesmo de como nada acontece por acaso.

A tal notícia da vaca apenas é o ponto de partida pra uma estória envolvente de um argentino solitário e seu amigo acidental chinês. Tudo dosado com profundidade, mas principalmente com doses de um humor na medida certa. O desenrolar da convivência de culturas e línguas tão diferentes é uma experiência única, e por isso, pra mim, o filme foi mais especial ainda.

Ver a maneira como o chinês se comporta, sempre solicito e educado, e principalmente de como desanda a falar em cantonês, como se todo mundo fosse entender, me lembrou e muito minha viagem pra China. Algumas boas risadas que dei na sessão se remetiam a coisas que vivi nessa louca experiência de conhecer Pequim. Imperdível pra quem já esteve lá.

Para quem está nos grandes centros, e ainda não assistiu o filme, só resta mesmo alugar. Mas vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário